Safra 2023, nossa 4ª vinificação desse branco que talvez seja um dos vinhos que mais sintetiza nosso objetivo no projeto Arte Líquida. A partir desta safra, este vinho passa a ser o primeiro a integrar uma nova linha no projeto Arte Líquida, LINHA TERRITÓRIO.
A linha TERRITÓRIO passa a ser nossa linha mais representativa, vinhos elaborados com uvas de locais muito especiais para o projeto, onde a variedade escolhida já faz parte do DNA da Arte Líquida. Os vinhos, para entrarem nessa linha, devem ter sido elaborados por pelo menos três safras, mostrando continuidade no trabalho. Vinhos que, dentro da vinícola, buscamos precisão, caráter varietal e longevidade.
Uvas provenientes do vinhedo de um amigo e produtor, Rolf, dono de uma propriedade lindíssima no município de Nova Petrópolis, RS, na linha Nove Colônias. Responsável por nos entregar uvas da variedade Riesling Renano, um dos poucos a cultivar esta variedade no Brasil. O nome do vinho faz alusão a um jargão do alemão antigo, Reissen ou Rîzan, que significa corte, incisão, uma brincadeira mencionando a acidez cortante deste branco.
Como nos anos anteriores, a uva entrou na vinícola com uma qualidade altíssima, isso nos permitiu elaborar este branco com grande precisão e mínima intervenção. Utilizamos uma dose mínima de SO2 (metabissulfito de potássio em pó) somente no desengace da uva, 10 mg/L considerando o mosto sem cascas.
De maneira geral sempre vinificamos nosso Reissen com estágio somente em INOX, no entanto, neste ano nos aventuramos em elaborar uma única barrica estagiando o vinho por 8 meses em uma barrica nova de carvalho francês. Posteriormente, 50% do vinho foi blendado com outro lote que estagiava em INOX, onde buscamos um equilíbrio nas características organolépticas da fruta e do carvalho.
Avisamos aos fãs do nosso clássico Reissen, mente aberta pois aqui encontraram um outro estilo de Riesling, boca mais volumosa, corpo mais marcado com um final de boca que nos remetes a um estilo mais clássico e opulento. Outro estilo de vinho.
Beba melhor, Viva melhor!!
Variedade: Riesling Renano
Vinho Branco Fino Seco
Viticultor: Rolf Weinzierle
Terroir: Pinhal Alto / Nove Colônias – Município de Nova Petrópolis – Serra Gaúcha / RS
Altitude do vinhedo: 530 msnm
Garrafas produzidas: 300
Tipo de garrafa: Borgonha Casablanca Âmbar
Leveduras nativas (não utilizamos leveduras selecionadas).
Vinho não filtrado, estabilização natural.
Estágio. Estágio de 50% do vinho em barricas de 1º uso de carvalho francês por 8 meses.
Acidez total: 7,62 g/L
Acidez volátil: 0,68 g/L
pH: 3,01
Álcool: 12,1 % v/v
SO2 livre após engarrafamento: 10 mg/L
Somos um projeto familiar localizado na Serra Gaúcha, produzimos vinhos artesanais em mínima escala, seguindo o preceito dos vinhos naturais.