Para nosso Pinot Noir 2024, segunda safra com uvas provenientes deste vinhedo, uvas provenientes de amigos próximos, o que acaba trazendo muita confiança na relação. Estamos falando da família Bertolini, hoje talvez entre os melhores produtores de uva do RS e, por que não dizer, do Brasil.
A safra 2024 foi complexa, difícil, viemos de períodos de chuvas frequentes, tanto no momento da brotação, quanto floração, mesmo no período da colheita tivemos momentos de chuvas esparsas. Mais tarde, este ano acabou sendo marcado pelas tragédias climáticas no sul do país.
Como optamos por realizar a colheita mais cedo, recebemos a uva final de janeiro, tivemos a oportunidade de escapar das chuvas mais tardias e receber a uva em condições perfeitas de sanidade e maturação.
Dentro da vinícola optamos por um processo clássico, não desengaçamos as uvas, as mesmas iam sendo jogadas com engaços para dentro de um fermentador aberto onde iam sendo pisadas ali mesmo. A fermentação iniciou de forma espontânea 36 horas depois, realizamos pigeages manuais de 3 a 4 vezes por dia nos primeiros dias e, conforme a densidade ia baixando, diminuíamos para 1 a 2 vezes por dia. Após 12 dias de maceração, descubamos e prensamos o vinho, juntando o vinho flor e 1ª prensagem suave em um tanque pulmão para homogeneizar todo o vinho. Após uma breve estabilização, trasfegamos os vinhos para as barricas onde estagiariam por 12 meses antes do engarrafamento.
Para a elaboração do rótulo desta safra da Linha Artistas, convidamos a artista Mylene Rizzo de Porto Alegre que faz um trabalho incrível em seu atelier bordando fotos verdadeiras de sua própria autoria, Mylene desenvolveu uma obra única e autêntica que ficará eternizada no rótulo de nosso vinho Encruzilhada Pinot Noir da safra 2024.
"Bordando sobre as imagens que capto, reproduzo minha essência interna criando um novo matiz, baseado em culturas diversas e referências históricas. Nada substitui a sofisticação de um trabalho cuidadosamente feito à mão e quando ele vem revestido de sentimentos acaba sendo um objeto empático e sensorial." - Mylene Rizzo
Variedade: Pinot Noir
Vinho Tinto Fino Seco
Território uva: Encruzilhada do Sul / Serra do Sudeste / RS
Altitude do vinhedo: 390 msnm
Tipo de solo: Geologicamente pertencente ao Escudo Cristalino Rio-Grandense os solos mais antigos do Rio Grande do Sul de origem granítica, textura franco arenosa e de boa permeabilidade profundidade do solo entre 1,5 e 2,5mts.
Método condução: Guyot
Clone: 777
Viticultor: Família Bertolini
Garrafas produzidas: 600 garrafas + 30 garrafas Magnum
Leveduras nativas (não utilizamos leveduras selecionadas).
Vinho não filtrado, estabilização natural.
Estágio. Estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês Seguin-Moreau de 3º uso, posterior estágio em garrafa de 10 meses até o momento da venda ao mercado.
Acidez total: 5,74 g/L
Acidez volátil: 0,84 g/L
Açúcares redutores: 1,10 g/L
PH: 3,16
Álcool % vol: 12,2 v.v.
SO2 total após engarrafamento: 25 mg/L
Somos um projeto familiar localizado na Serra Gaúcha, produzimos vinhos artesanais em mínima escala, seguindo o preceito dos vinhos naturais.