Linha Arte Líquida 2019
Os vinhos da linha Arte Líquida são vinhos joviais, leves, vinhos do ano e descomplicados, vinhos para serem consumidos a qualquer momento e em qualquer situação. Beba nossos tintos resfriados se assim preferir. Coloque no balde de gelo sem medo. Beba um tinto onde normalmente beberia um branco. Esqueça as regras e etiquetas.
A Linha Arte Líquida fala de alegria, aventura, ensaios, vinhos fáceis e descomplicados para todos os tipos de gostos e consumidores.

TOURIGA PURA
Em nossa opinião, a Touriga Nacional é uma variedade com grande potencial adaptativo para o Brasil, especialmente na região centro-oeste do RS. Variedade tintoria que pode gerar desde vinhos frescos com taninos e acidez vibrantes em anos magros até tintos de longa guarda e muita personalidade em anos importantes.
Nosso Touriga Pura 2019 segue a linha dos tintos deste ano, um tinto leve, descomplicado com álcool baixo e muito frescor. O estilo de vinificação que utilizamos com pouquíssima intervenção (utilizamos 10mg/l de SO2 no desengaçe da uva e nada mais) gerou um vinho com uma fruta incrível e muito frescor.


BARBERA PURA
Barbera Pura Arte Líquida foi o desejo de resgatar um vinho de uma variedade muito admirada por nós. Os tintos à base de Barbera são vinhos vibrantes, frescos com uma acidez viva. Em anos importantes, podem gerar vinhos grandes, tensos e longevos.
2019 foi um ano extremamente desafiador para a região proveniente desta uva, difícil, magro, as chuvas constantes próximo a colheita não permitiam que as uvas amadurecessem com plenitude, as semanas passavam e os açúcares simplesmente permaneciam estacionados.
Tínhamos duas opções, não colher e deixar 2019 para trás com esta variedade ou colher e vinificar um tinto com o estilo deste ano. Apesar de tudo, as uvas estavam saudáveis para serem deixadas para trás, colhemos e apresentamos este tinto, um ´tinto de verão´, um vinho alegre, fácil, descomplicado, para ser bebido a uma temperatura mais fresca e sem compromissos na agenda!


CORTE DE BRANCAS
Desde o princípio, queríamos que um dos rótulos da linha Arte Líquida resgatasse uma variedade nossa, uma variedade que falasse um pouco de nossas origens, que falasse um pouco do estilo dos vinhos brasileiros antes das variedades europeias dominarem por completo o cenário. Escolhemos para este corte a variedade GOETHE (também conhecida por alguns aqui como Gota de Ouro). Sozinha, como varietal, ela é exuberante demais, quase exagerada, então utilizamos apenas 25% cortada com outras duas variedades aromáticas.
Sabemos que este vinho é uma aventura, quase uma loucura, no entanto, Arte Líquida também é isso, desapego de regras estabelecidas.
