Linha Arte Líquida 2020

Os vinhos da linha Arte Líquida são vinhos joviais, leves, vinhos do ano e descomplicados, vinhos para serem consumidos a qualquer momento e em qualquer situação. Beba nossos tintos resfriados se assim preferir. Coloque no balde de gelo sem medo. Beba um tinto onde normalmente beberia um branco. Esqueça as regras e etiquetas.

 

A Linha Arte Líquida fala de alegria, aventura, ensaios, vinhos fáceis e descomplicados para todos os tipos de gostos e consumidores.

mockup_15.jpg

MACERADO XV

Um branco macerado sempre foi um desejo no projeto Arte Liquida, em 2019 infelizmente não conseguimos, agora em 2020, com uma linda safra, tivemos a oportunidade de elaborar nosso branco de maceração prolongada. Foram exatamente 15 dias de skin contact. A uva chegou de Encruzilhada do Sul no dia 15 de fevereiro em torno de 7 horas da manhã depois de viajar a noite toda em um clima fresco. Com tudo preparado, desengaçamos a uva diretamente para uma caixa d’água de 1000L com bocal mais estreito que nos permitia realizar pigeages manuais de 3 a 4 vezes por dia.

Após 15 dias desse processo e análises frequentes devido ao risco deste tipo de vinificação, decidimos que era hora da descuba. Sem prensar, separamos o suco das cascas e trasfegamos para outro tanque para finalizar a fermentação em um ambiente mais seguro, um tanque completamente vedado. Foram feitos dois transvases de limpeza por sedimentação natural antes do engarrafamento.

Este vinho surgiu de uma inspiração do vinho Torrontes Brutal de nosso viticultor Matias Michelini, branco macerado de grande sucesso na Argentina e no mundo.

Fichas Técnicas - Arte Líquida.jpg
mockup_PINOT.jpg

PINOT PURO

Desde o princípio, sabíamos que um tinto a partir de Pinot Noir deveria fazer parte do portfólio da Arte Líquida, no entanto, a safra 2019 não se mostrou apta para nosso primeiro Pinot Noir. Veio então a incrível safra de 2020 com toda sua exuberância, força, mas também elegância a partir de uma uva colhida um pouco mais cedo. Compramos as uvas de um parceiro nosso de Encruzilhada do Sul, mesmo vinhedo que forneceu as uvas para nosso Barbera Pura de 2019.

As uvas chegaram em perfeito estado sanitário, zero doenças e podridão o que nos permitiu utilizar a dose mínima de SO2 somente no desengace das uvas, 10 mg/L. Recebemos as uvas antes do nascer do sol e tivemos a oportunidade de vinificar elas frescas, ponto importantíssimo já que não possuímos controle de temperatura na vinícola.

As uvas desengaçadas foram enviadas diretamente para o tanque fermentador onde a fermentação alcoólica iniciou espontaneamente 48 depois. Foram efetuadas 3 remontagens diárias nos primeiros dias, 2 remontagens ao final da fermentação e nos últimos dias somente molhamos o chapéu utilizando baldes. Devido a exuberância da safra, a fermentação alcóolica se prolongou por quase 40 dias, felizmente, tudo correu perfeitamente bem.

Terminada a fermentação, fizemos o transvase do vinho sem prensar, somente utilizando o mosto flor. Depois foram efetuadas mais dois transvases de limpeza antes do engarrafamento.

Slide3.JPG

© Todos os direitos reservados. Arte Líquida Vinho do Brasil.

Fale Conosco